Projeto de Sistema de Condicionamento de Ar para aplicação em Refeitório
2009
INTRODUÇÃO
O condicionamento de ar é considerado como o processo de resfriamento do ar circulante de um ambiente fechado com as mais diversas finalidades. Usualmente, o processo de condicionamento de ar é realizado com a intenção promover o conforto humano dentro do ambiente. No entanto, para sua realização, é necessário antes atender normas que regulamenta esse processo.
O sistema de condicionamento de ar, que aqui será desenvolvido e projetado, visa à promoção do conforto humano dentro de um restaurante universitário, sendo esse um lugar freqüentado basicamente por estudantes.
Foi solicitado que o sistema fosse desenvolvido para um ambiente com uma área útil de , e que esse sistema seja capaz de promover o conforto humano em qualquer período do dia. Para fins de projeto, foi fornecida a planta baixa do ambiente, para então os cálculos serem realizados com maior exatidão.
O sistema utilizado será o Fan Coil, o qual utiliza água gelada produzida por um Chiller para trocar calor com o ar, refrigerando assim o ambiente.
1. Características do ambiente condicionado
O projeto de um sistema de condicionamento de ar é algo de alta complexidade, visto que são diversas as variáveis para este processo. Para a elaboração deste sistema foi utilizada a norma da ABNT-NBR 6401, a qual fornece os parâmetros básicos de projeto.
Segundo a norma acima citada para o conforto humano em um restaurante é necessário que a temperatura seja mantida entre 24 e 26˚C, sendo aceitável uma temperatura de até 27˚C, e a umidade relativa do local deve ficar entre 40 e 65%.
É necessário que para ambientes de uso público seja feita a renovação do ar, esta renovação vai ser feita através de um exaustor Para o caso de restaurantes, é recomendado que esse valor seja próximo de 25 m³/h para uma quantidade de 20 pessoas, logo como são