Projeto de rede em uma empresa
O papel do projeto de rede na cadeia de suprimentos é atribuir a cada instalação o seu papel, a sua localização e a alocação da sua capacidade e mercados, ou seja, quanta capacidade deve ser alocada e a quais mercados a instalação irá atender.
Todas as decisões de projeto de rede influenciam umas as outras, e são muito importantes dentro de uma empresa, uma vez que são fatores-chave para a redução de custos e aumento da responsitividade.
Fatores de influenciam decisões de projeto de rede A estratégia competitiva de uma empresa tem impacto significante nas decisões do projeto de rede dentro da cadeia de suprimentos. Empresas que focalizam sua estratégia na redução de custos abrem mão de ficarem próximas aos mercados consumidores e encontram locais com menor custo para suas instalações manufatureiras. Empresas que focalizam sua estratégia em responsitividade preferem que suas instalações fiquem em áreas próximas ao mercado consumidor, mesmo que o custo de produção seja mais elevado. As características da tecnologia do processo de produção de uma empresa é também um fator que influencia as decisões do projeto de rede. Em empresas onde custo fixo e capital de investimento são altos, poucas instalações com alta capacidade são mais eficazes. Empresas que possuem baixo custo fixo preferem instalações que atendam o mercado local, baixando os custos de transporte. Fatores macroeconômicos, como tarifas, incentivos fiscais e taxas de câmbio, influenciam diretamente nas decisões do projeto de rede, uma vez que estão ligados diretamente com os lucros da empresa. A estabilidade política de um país, assim como a infraestrutura que ele oferece, também são fatores potenciais que influenciam as decisões de projeto de rede. Uma decisão fundamental que as empresas tomam é se localizarão suas instalações próximas aos concorrentes, ou longe deles. A forma de competição e fatores como matéria-prima ou disponibilidade de