Projeto de Português
Não vou dar um parecer, vou apenas mostrar uma matéria interessante. Dêem uma olhada, melhor dizendo, uma lida:
O Mapa do Analfabetismo no Brasil pretende subsidiar os poderes públicos na formulação das políticas educacionais, principalmente no que diz respeito ao combate ao analfabetismo. O Inep coloca este trabalho à disposição de todas as instâncias administrativas, para ampliar a reflexão sobre o tema, oferecendo, ainda, um acervo de dados para que o desenho dessas políticas possa ser orientado com informações precisas.
Vale ressaltar que o texto apresentado não pretende esgotar a análise sobre o analfabetismo no Brasil, suas causas e conseqüências. O exercício aqui elaborado trata-se de um esforço inicial de reflexão sobre os dados apresentados. O passo seguinte, e mais importante, é a formulação e implantação das políticas a partir do diagnóstico feito.
O Brasil é um país plural, com diferenças regionais e intra-regionais; assim sendo, toda política educacional deve considerar essas diferenças, se deseja atingir seus objetivos, ainda mais na área do combate ao analfabetismo, marcada por propostas salvacionistas há longa data e que geralmente fracassaram. Deve-se considerar, também, o nível de descentralização em que o sistema está organizado.
Por isso, anexo a este trabalho, segue um arquivo com os dados demográficos sobre a situação do analfabetismo no Brasil, considerando suas diferentes dimensões, em conjunto com os dados do Censo Escolar. O primeiro, levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o segundo, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Constam, ainda, dados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, construído pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tais informações foram agrupadas para todos os municípios do País, considerando a divisão político-administrativa do ano de 2000, permitindo, portanto, consulta individualizada.
Com este trabalho, o