planejamento d e recursos humano
O planejamento de recursos humanos representa um processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de determinado período de tempo.
Existem vários modelos de planejamento de RH que exigem a participação do órgão de ARH. Alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados setores. Contudo, quase todos funcionam no nível operacional da organização.
Vejamos alguns modelos:
Modelo baseado na procura estimada do produto: Esse modelo baseia-se na procura estimada do produto, a necessidade de recursos humanos para as atividades de produção são dependentes da procura estimada do produto. A relação entre duas variáveis; números de pessoas e volume de procura de produto, ou seja, o aumento da produtividade sobre as necessidades de RH depende tanto da magnitude desse aumento com a relatividade do preço do produto no mercado.
Modelo baseado em segmento de cargos: esse modelo foca em áreas funcionais no nível operacional da organização e baseado extrapolação para o futuro de dados passados.
Modelo de substituição de posto- chave: Muitas organizações utilizam o modelo denominado organogramas. Uma representação visual de quem substitui quem na eventualidade de alguma possível vaga, devem provir de sistema de informações e monitorações do subsistema de monitoração do RH.
Modelo baseado no fluxo de pessoas: E um modelo de planejamento de RH que procura caracterizar o fluxo de pessoas para dentro, através e para fora da organização. Trata-se de um modelo vegetativo, sintético e adequado para organizações estáveis e que não tem planos de mudança ou expansão. E muito útil para análise do planejamento de carreiras quando a organização adota um política vigorosa nesse sentido.
Modelo de planejamento integrado: E um modelo mais amplo e abrangente, ele leva em conta quatro fatores:
1-) volume de produção desejada;
2-)Mudanças