Projeto de Pesquisa Fundação Bradesco
1. Introdução
A finalidade deste estudo é analisar o conceito de responsabilidade social, bem como os projetos sociais, educacionais e profissionais que a Fundação Bradesco desenvolve em todo o Brasil, abordando alguns dos resultados obtidos por meio de pesquisas documentais e de campo.
2. Tema: Desigualdades Sociais e Dinâmicas do Terceiro Setor
A desigualdade social ainda é um dos fatores que causa polêmica quando falamos a respeito de educação, saúde, desemprego, raça, sexo, culturas e até mesmo de religião, que, aliás, deveria ser uma das razões dentre as quais poderia fazer a diferença nesse assunto tão desfavorável e preconceituoso.
O mundo hodierno tem se expressado de forma gananciosa, gerando um comportamento antissocial por parte da sociedade humana. A população mundial literalmente luta por coisas materiais e parece não mais se preocupar uns com os outros física e socialmente, tornando a desigualdade social um assunto relevante e preocupante para a humanidade.
O desenvolvimento econômico trouxe consigo diversos fatores que contribuíram no aumento da desigualdade social tais como o crescimento da miséria, a mortalidade infantil, a baixa concentração de renda e desemprego para as famílias de classes baixas, a desnutrição, a baixa escolaridade, a marginalidade e a violência, que por sua vez, têm aumentado a cada ano, entre outros.
Conforme dados do IPEADATA1, o Brasil alcançou um aumento de apenas 18,73% nos indicadores sociais não obteve um progresso positivo na distribuição da renda no ano de 2009, pois a maioria dos brasileiros, ainda nos dias de hoje, ganha muito pouco ou quase nada enquanto a minoria permanece ganhando altos salários e mantendo seus altos padrões de vida.
Mesmo com recursos naturais valiosos e um PIB acentuado entre os 10 maiores do mundo, o Brasil é um país com uma das piores distribuições de renda do mundo.
Em contrapartida, segundo pesquisa do IBGE2 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil