Projeto de Pesquisa em Serviço Social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATPS- PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Independência/ CE 2014
INTRODUÇÃO
Segundo Gil, o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou negatividade dos fatos, neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros. Com o propósito de adquirir conhecimento, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o tema gravidez na adolescência.
Este estudo tem como objetivo geral verificar como as adolescentes enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a ocorrência da gravidez. Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e análise de levantamentos bibliográficos para explicar o fenômeno a partir de dados já publicados.
A gravidez na adolescência é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento tanto da mãe quanto da criança, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. A gravidez na adolescência pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas que por sua vez pode ocasionar nesse âmbito.
A análise da literatura permitiu identificar a necessidade de se desenvolver um projeto de intervenção para gravidez na adolescência, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado, para os casos já ocorridos.
Porém, é necessário maior número de pesquisas que identifiquem aspectos relacionados a resultados de eficiência e eficácia em uma intervenção destinada a essas adolescentes,deixando clara a certeza que a ocorrência da