Projeto de pesquisa em metodologia cientifica
DISCIPLINA: Metodologia Científica
Prof.ª Marisa Diniz
Projeto de Pesquisa Científica
Aluna do 1º Período:
Christina Pereira Santos
PATROCÍNIO
JUNHO DE 2012
A FEMINIZAÇÃO DA AIDS NO BRASIL E SUAS PROVÁVEIS CAUSAS
Trabalho De Pesquisa Cientifica Apresentado
Ao Centro Universitário Do
Cerrado Patrocínio – UNICERP
PATROCÍNIO
JUNHO DE 2012
1- INTRODUÇÃO
No início da década de 1990, o crescimento de casos de AIDS entre as mulheres e da transmissão do HIV de mãe para filho, alertaram a sociedade. Hoje, segundo estimativas da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV-Aids), 50% das pessoas infectadas no mundo, são mulheres. Nesse contexto mundial, na America Latina, a presente população de mulheres vivendo com HIV é de aproximadamente de 550 mil.
Atualmente no Brasil, do total de casos notificados, 68,4% foram do sexo masculino e 34,4% do sexo feminino (MS-SVS- Departamento de DST AIDS e Hepatites Virais). Apesar da porcentagem de homens contaminados pelo HIV ser maior do que a de mulheres chama a atenção o aumento na proporção dentre os sexos. Em 1986 a razão era de 15,1: 1 (ou seja, para cada 15 homens, havia uma mulher contaminada), a partir de 2002 estabilizou –se em 1,5:1 (para cada 15 homens temos 10 mulheres contaminadas).
Apesar desse crescente numero, as mulheres soropositivas têm pouca visibilidade social perante as ONG’S ligadas a AIDS. Ate mesmo nos serviços públicos, o diagnostico e o tratamento acabam ocorrendo somente em estágios mais avançados, ao contrário do que ocorre na população masculina soropositiva.
PROBLEMAS
Tentar identificar possíveis fatores