Projeto de Pesquisa - Metodologia da Pesquisa Científica - DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS TECNOLÓGICAS BRASILEIRAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA MAUÁ
RENATO MUNHOZ NOGUEIRA
DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS TECNOLÓGICAS BRASILEIRAS
MAUÁ / SÃO PAULO
2013
RENATO MUNHOZ NOGUEIRA
DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS TECNOLÓGICAS BRASILEIRAS
Pesquisa apresentada à FATEC Mauá para aprovação da disciplina Metodologia da Pesquisa Científico-tecnológica, curso Tecnológico em Informática para Negócios.
Orientadora: Prof.ª Dra. Andréa Firmino de Sá
MAUÁ / SÃO PAULO
2013
1. introdução As startups originaram-se nos Estados Unidos da América onde as empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento, sendo os custos de manutenção baixos e alta possibilidade de rápida e consistente geração de lucros. Esses moldes foram sendo amplamente divulgados a partir de 1980, quando profissionais, engenheiros ou estudantes norte-americanos iniciaram empresas em suas casas e fizeram fortuna. O termo conhecido atualmente é devido à utilização da internet, como exemplo desta iniciativas sucesso global estão o Google, Apple e Flickr. Empresas nacionais como o site de comparação de preços Buscapé e o Peixe Urbano, de compras coletivas, mostram que o conceito já chegou ao Brasil, mas sendo fatos isolados e esporádicos .
O cenário mundial de negócios e tecnologia aplicada à soluções inovadoras tem se mostrado cada vez mais inter-relacionadas, sendo necessário novos conceitos e padrões diferenciados exigindo constantes adaptações e investimentos. Devido ao molde com riscos acima do comum e probabilidade de lucros altíssimos e capacidade de projeção global caracterizada na visão de conceito das Startups tornar-se uma forte tendência mundial onde Brasil tem iniciado seu envolvimento com apoio do Governo Federal e empresas do setor a fim de inserir o país nesta realidade. A realização deste processo investigativo visará abordar a busca de linhas de investimentos e