PROJETO DE PESQUISA - METODOLOGIA CIENTIFICA
Descartes
1 – Introdução
Uma pesquisa científica precisa ser previamente planejada. Por isso, antes de ser realizada, há a necessidade de se elaborar um projeto. Os projetos de pesquisa respondem a perguntas. O termo “projetar” vem do latim projectare, que significa “lançar para adiante”. O sentido de “projeto”, portanto, é “lançar ou jogar para frente”.
O Projeto de Pesquisa é o planejamento detalhado de uma pesquisa que se pretende realizar. Além de facilitar o trabalho e antecipar dificuldades, o projeto proporciona ao pesquisador a chance de ver a sua pesquisa como um todo, antes mesmo de começa-la.
Este trabalho tem o intuito de apresentar ao leitor as partes de um Projeto de Pesquisa, dando exemplos de projetos; falando da publicação dos mesmos e das vantagens de publicar e patentear uma pesquisa.
2 – Partes de um Projeto de Pesquisa
De acordo com Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos em ‘Fundamentos de Metodologia Científica’ a estrutura de um Projeto de Pesquisa segue o roteiro:
a) Apresentação
b) Objetivo
c) Justificativa
d) Objeto
e) Metodologia
f) Embasamento Teórico
g) Cronograma
h) Orçamento
i) Instrumento(s) de Pesquisa
j) Bibliografia
2.1 – A Apresentação
A Apresentação de um Projeto de Pesquisa inicia-se com a capa, onde deve conter os elementos essenciais à compreensão do estudo que se pretende realizar, como o nome do responsável pelo trabalho, o nome da entidade (instituição, organização, empresa, escola), o nome do coordenador, título (acompanhado ou não de subtítulo) e tema.
A primeira página é dedicada à relação do pessoal técnico. Inicia-se com a repetição do nome da entidade, do coordenador, e do pessoal técnico, discriminando os cargos, seguidos do nome, endereço e telefone e cada um.
2.2 – O Objetivo
O Objetivo de um projeto de pesquisa deve especificar o ‘Tema’ e uma delimitação para o mesmo (limitação geográfica e espacial, com vistas na