Projeto de pesquisa: benchmarking
Projeto de Pesquisa: O uso do benchmarking para o crescimento organizacional
1. Introdução
Ferramentas de gestão de qualidade é uma série de estudos e práticas que aliadas a uma gestão concisa e bem estruturada, auxiliam na melhor forma de gerenciamento de uma organização. Trata-se de uma série de planejamentos que ajudam na tomada de decisão no dia a dia de uma empresa, desde o planejamento de abertura até a prática do negócio, é embasada em inúmeros estudos e pesquisa de mercado que permitem uma tomada de decisão rápida, precisa e muitas vezes exata.
De acordo com Martins e Laugeni (1998, p.394 e 395), “para que se entenda melhor o conceito de gerenciamento da qualidade total, deve-se conhecer os programas e sistemas relativos à qualidade”.
2. Delimitação do tema
Identificar e analisar as melhores práticas de benchmarking para maximização do desempenho da organização.
3. Justificativa
Em um mundo tão globalizado, se torna necessário saber avaliar quais os pontos fortes de seus principais concorrentes, esse processo se torna unificado quando colocado em prática as fundamentações do benchmarking, que visa auxiliar nessa pesquisa de campo e apresentar alternativas viáveis de implantação.
Esse estudo contribui para a fundamentação do tema em questão, bem como a importância de uma aplicação correta dos dados coletados.
4. Definição e formulação do problema.
Qual a importância do benchmarking na gestão da empresa?
5. Objetivos
5.1 Objetivo Geral
Estudar as características do benchmarking
5.2 Objetivo Específico
- Analisar a importância do benchmarking na conquista de superioridade competitiva.
- Identificar as melhores práticas da administração concorrente.
6. Hipóteses
O benchmarking vem de encontro com a necessidade de um processo contínuo de melhoramento na gestão da empresa, ela visa analisar as principais empresas líderes de seus respectivos setores para