Utilização do benchmarking por empresas brasileiras
[…]
Resumo: A melhoria contínua dos processos tornou-se essencial para toda a organização que pretende sobreviver e se manter competitiva no atual mercado globalizado. Neste ponto de vista, a prática de benchmarking tem se tornado um instrumento poderoso de melhoria, buscando alcançar vantagem competitiva através do aprendizado das melhores práticas na indústria. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa a respeito da prática de benchmarking entre empresas brasileiras. Para isto é apresentada primeiramente uma introdução contextualizando a aplicação do benchmarking. Em seguida encontra-se uma revisão do que vem a ser o benchmarking, envolvendo aspectos de seu histórico, sua classificação, do processo em si e de algumas condições necessárias para sua prática. Em seguida, apresentam-se a metodologia aplicada na pesquisa, as empresas e os resultados obtidos. Por fim os resultados obtidos com a pesquisa são analisados e discutidos.
[...]
Introdução
A queda de barreiras comerciais, o rápido avanço tecnológico, a maior disponibilidade de informações e o grande aumento das expectativas dos clientes ao redor do mundo são os principais agentes de mudanças que surgem junto com o fenômeno da globalização.
Nas condições atuais de competição, a busca de vantagens competitivas tornou-se um critério indispensável para a sobrevivência das organizações. As mudanças, em todos os níveis, têm ocorrido de forma extraordinariamente veloz, e a empresa que não se empenhar em acompanhá-las estará se condenando ao esquecimento e conseqüente desaparecimento (ANJARD, 1995).
Desse modo, a melhoria contínua passa a ser uma arma poderosíssima para aqueles que desejam se manter competitivos. Sem esta conscientização e a devida dedicação ao processo de melhoria contínua a sobrevivência das organizações pode ficar comprometida. Entretanto, o sucesso deste processo é uma condição de longo prazo e