Como fazer um plano de aula
Vamos considerar como aula uma unidade constituída por um conjunto de atividades realizadas pelo professor e pelos alunos, que possui uma finalidade determinada e trata de um tema em específico.
2. Elementos de um plano de aula
Ao planejar uma aula antecipamos e fazemos a previsão de como a aula ocorrerá. Essa previsão é, então, registrada no plano de aula. O processo de antecipação e previsão deverá ser feito cuidadosamente para que o desenvolvimento da aula ocorra de modo satisfatório. Uma medida adequada para chegar a um bom resultado é fazer o plano de aula o mais detalhado possível.
Elementos gerais de um plano de aula
I. Identificação:
Instituição:
Disciplina:
Professor:
Turma:
Data:
II. Conteúdo: é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser). E conceito é a definição de um determinado termo.
III. Tema: ao indicar um tema não estaremos apenas indicando um assunto a ser tratado destacamos, também, os elementos que mostram qual é a extensão do tratamento desse assunto e quais as relações conceituais que estaremos abordando. Isso é importante na medida em que um assunto pode ser tratado de diferentes maneiras dependendo dos grupos de alunos para o qual a aula se destina. Nos grupos de alunos mais novos o tema tratará das relações mais evidentes e imediatas, aquelas que estão dentro das possibilidades de compreensão dos alunos. Em uma turma de alunos mais avançados mesmo assunto se converte num tema que vai considerar outras relações que exigem mais recursos para a compreensão.
IV. Contextualização ou justificativa: uma aula possui um motivo, uma razão para acontecer. Mostrando qual é a razão e importância