projeto de pesquisa 3o versão
Justificativa
Mesmo antes de entrar na escola as parlendas já fazem parte da vida das crianças, através das brincadeiras cantadas do dia-a-dia, portanto é um repertório do cotidiano delas.
Já do ponto de vista didático, as canções são um material potente, pois podem ser retomadas em atividades de leitura e ainda promover reflexões sobre a grafia das palavras, sobre segmentação. Pelo trabalho intenso que é desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino fundamental com textos de memória e acreditando que antes de saber ler e escrever no sentido alfabético, as crianças compartilham e confrontam com outras crianças suas hipóteses acerca do sistema de escrita, através da interação com o objeto e entre os sujeitos, em que surge a possibilidade de refletirem sobre o objeto estudado. (FERREIRO, GOMEZ PALÁCIO,1987). Por meio das atividades em duplas com textos de memória, as crianças demonstraram vários avanços em relação às hipóteses de leitura e de escrita. Portanto, o projeto tende a focar nas discussões e análises que as duplas farão, nos problemas que enfrentarão como resolverão as diferentes situações apresentadas neste trabalho e as reflexões e avanços que apresentarem quando lhes forem oportunizados situações de leitura e escrita por meio dos textos de memória, e que nas parcerias, possam confrontar suas hipóteses, chegando a compreender e fazer uso do sistema de escrita alfabética.
Outra característica das canções - a estrutura em versos-, também pode ser foco de análise pelas crianças desta série. As escritas, nesta etapa da aprendizagem, tendem a ser aglutinadas e não resultam numa estrutura de texto em verso. O cantar e a récita de poemas, diferentemente do falar, impõem pausas ao final de versos e estrofes que estão estabelecidos no texto impresso. Este é um aspecto familiar para as crianças, que estão acostumadas a receber canções escritas para cantar com uma diagramação convencional, que respeita esta estrutura. E