M Todo Da Observa O Quanto Ao Grau De Estrutura O EM Todos De Coletas De Dados
O método da observação consiste no registro de comportamentos, fatos e ações relacionados com o objetivo da pesquisa, sem que haja comunicação com os pesquisados, e não envolve questionamentos e respostas, orais ou escritas.
Método da observação quanto ao grau de estruturação
O método da observação quanto ao grau de estruturação, classifica-se em observações estruturadas e não estruturadas. A diferenciação estruturada/não estruturada é semelhante a que foi vista para o método da comunicação e, basicamente, refere-se ao grau de especificação do que será observado.
Observação estruturada: a observação estruturada é utilizada em pesquisas em que o problema e os objetivos já estejam claramente definidos, a ponto de permitir uma especificação clara a priori dos comportamentos ou situações que serão observados e de suas categorizações para registrar o observado.
A observação estruturada é utilizada para pesquisas conclusivas descritivas ou causais. Um exemplo de sua aplicação é o de uma empresa fabricante de bebidas alcoólicas que desejava medir a variedade e a intensidade das atividades promocionais, no ponto de venda supermercados, de seus concorrentes (Mattar & Santos, 1982). Para tanto, montou-se um projeto baseado no método da observação estruturada. Foi constituída uma amostra de 40 supermercados na Grande São Paulo e 30 no Grande Rio, que eram visitados a cada dois meses por observadores devidamente treinados. Esses observadores não perguntavam nada a ninguém, apenas observavam inúmeros itens definidos a pniori, como: espaço frontal ocupado pelos produtos nas prateleiras, vizinhança dos produtos (à esquerda e à direita), altura ocupada na prateleira e tipo de atividade promocional encontrado (havia uma lista pré-codifiçada de aproximadamente 30 atividades). Foi desenvolvido e testado um formulário para colher essas observações de