PROJETO DE PESQUISA 2015
A COZINHA DOS IMIGRANTES ITALIANOS: ASPECTOS CULTURAIS QUE INFLUENCIAM NO DESIGN DESTE AMBIENTE
Greiciele Fátima Cortina1
Fabiane Lautert2
PROJETO DE PESQUISA
1 TEMA
As características arquitetônicas e culturais inseridas na região Sul do Brasil pelos imigrantes italianos possuem um amplo valor simbólico e histórico para os descendentes e para a sociedade. Suas moradias e costumes são a principal herança.
O principal ambiente da residência é a cozinha, por ser o ambiente de refeições e conforme o costume italiano é o local onde a família se reunia e faziam suas rezas. A cozinha possui uma riqueza de características peculiares das quais merecem ser estudas e novamente inseridas a arquitetura atual.
“Estar reunidos à mesa na hora das refeições, transformar as refeições em verdadeiras festas de congraçamento, num palco de discussões e de alegria.” (Bonetti, Elaine Fátima; Rolla, Ângela da Rocha; Hees, Carlos Renato, A CULTURA IMIGRANTE ITALIANA NO BRASIL, NO RIO GRANDE DO SUL E NA REGIÃO CENTRO-SUL, Pg. 7).
2 JUSTIFICATIVA DO TEMA
O projeto de pesquisa busca estudar a cultura inserida pelos imigrantes italianos na região da Serra Gaúcha. Buscando entender o real valor simbólico de seus costumes e crenças, dando ênfase a um dos principais cômodos da casa, a cucina (cozinha), onde acontecia toda a rotina da residência, desde o stare a tavola (sentar a mesa) até o congraçamento familiar.
3 PROBLEMA DE PESQUISA
A cozinha foi o ponto de referência mais notável da residência dos imigrantes italianos. Porem com o passar dos anos, este cômodo sofreu grandes modificações, tanto em suas dimensões quanto em sue valor histórico/cultural. Com todas às inovadoras tendências arquitetônicas e progressos da nova geração, como podemos associar esse valor simbólico às novas culturas inseridas á sociedade contemporânea?
4 OBJETIVO GERAL
Esse trabalho objetiva aprimorar-se sobre os aspectos culturais e emocionais deixados