projeto de pesquisa gravidez 2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 3
1.2.PROBLEMATIZAÇÃO 4
1.3.1.OBJETIVO GERAL 5
1.4.2.OBJETIVOS ESPECIFICOS 5
1.4.JUSTICATIVA 5
1.5 METODOLOGIA 6
2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA 6
2.1 CONSEQUÊNCIAS E CAUSAS DE UMA GRAVIDEZ INDESEJADA 6
2.2 METODOS PREVENTIVOS E AS POLITICAS PUBLICA 8
2.3 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DESTE CONTEXTO 10
3.CRONOGRAMA 11
4.ORÇAMENTO 12
5 RESULTADOS ESPERADOS 12
6.REFERÊNCIAS BILBIOFRAFICAS 13
INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
A adolescência é uma etapa da vida na qual ocorrem rápidas e muitas transformações, além de tudo ser vivido intensamente. Por conseguinte, vem o amadurecimento, que é o objetivo desta fase marcada por duas aquisições importantes: a capacidade reprodutora e a identidade pessoal. (Silveira, 2012.pag.5).
O significado da palavra “adolescer” vem do latim e que dizer, crescer, engrossar torna-se maior, atingir a maioridade. Dos seres vivos os humanos são os únicos que vivem a adolescência como uma importante etapa do desenvolvimento. Esta é uma das etapas em que o ser humano sofre as maiores modificações no seu processo vital, do nascimento à morte. (Silveira,2012, pag 6). Essa faixa etária fica vulnerável a outra questão que faz com que ela necessite de um cuidado ainda mais amplo e sensível.
De acordo com Ferreira (2010) os adolescentes com esse tipo de problema se encontra mais vulnerável aos agravos, determinada pelo processo de crescimento e desenvolvimento, pelas características psicológicas peculiares dessa fase da vida e pelo contexto social em que está inserido, coloca o adolescente na condição de maior suscetibilidade às mais diferentes situações de risco, como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis (DST), acidentes, diversos tipos de violência, maus tratos, uso de drogas, evasão escolar.
É reconhecido que a gravidez