PROJETO DE PESQUISA 1 2015
PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO:
Quais os impactos, avanços e desafios o Ensino Fundamental de Nove Anos, trouxe para a infância das crianças com 6 anos de idade ?
HIPÓTESE:
A partir das mudanças estabelecidas do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos, podemos perceber que as crianças de 6 anos de idade ao se depararem com um novo ambiente escolar, diferente daquele vivenciando na Educação Infantil, pode por sua vez se perder daquilo que até ali havia vivido, deixando para trás experiências que poderiam ser de grande utilidade nessa nova etapa da vida escolar. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental deve ser uma ligação do que já foi aprendido e daquilo que ainda será ensinado. Não devemos tratar essas duas fases como distintas, pois serão muito bem aproveitadas se trabalhadas de forma continuada, sem que a criança se sinta deslocada daquilo que sempre viveu, que as mudanças sejam de forma adequada para cada faixa etária.
APRESENTAÇÃO DO TEMA:
Esse projeto de pesquisa visa analisar quais serão as consequências das Leis Federais nº. 11.114/05, que instaurou o início da obrigatoriedade do ensino fundamental aos 6 anos de idade e a de nº 11. 274 que em 6 de fevereiro estendeu a duração do ensino fundamental para nove anos mantido o início aos 6 anos. Sobretudo, quais são os impactos, os avanços e os desafios do fazer político, da infraestrutura, da formação docente, da proposta pedagógica e do currículo institucional acerca da inclusão da criança com 6 anos de idade no Ensino Fundamental.
Tomando por base algumas referências analisadas, podemos perceber as mudanças feitas em relação ao período de escolarização das crianças brasileiras. E é importante ressaltar que essa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, faz com que os educandos “deixem de serem crianças e se tornem alunos”. Nesse sentido, procuraremos destacar as diferentes experiências vivenciadas