Ideologia
Exército, também é um exemplo de aparelho ideológico do estado. Ele domina não pelo uso da força, e sim pelo uso da ideologia para manter a classe dominante no poder.
Os AIE utilizam predominantemente a ideologia para manter sua dominação. São integrantes dos AIE, dentre outros, o sistema de diferentes igrejas, o sistema escolar (tanto público quanto privado), o sistema familiar, o sistema jurídico, o sistema político, o sistema sindical, o sistema de informação e o sistema cultural.
Durante o século XIX, com a progressiva separação entre estado e Igreja, foi surgindo um novo AIE: a escola. Este é o AIE que mais influência no momento, pois é a escola quem dá formação a todas as crianças, independentemente de classe social, desde o maternal até a universidade. É a escola quem atua nos anos "vulneráveis", quando a criança está aprendendo os valores sociais.
Portanto, é por meio da educação que a reprodução das relações de produção ocorre. Esta ideologia, entretanto, está oculta, pois a escola é tida como neutra na formação do indivíduo. A escola desempenha um papel determinante na reprodução das relações de produção de um modo de produção ameaçado em sua existência pela luta mundial de classes.
4) Para Louis Althusser, tudo era ligado aos AIE’s (Aparelhos Ideológicos de Estado). O pensamento dele era totalmente contrário ao de Gramsci – que acreditava em hegemonia, que a sociedade se unia e lutavam pelos seus direitos e pelos seus interesses.