Topog
ENGENHARIA CIVIL
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO COMPOSTO
MS. Melodie Kern Sarubo Dorth Sinegalia
Disciplina: Topografia II
Alunos:
Júlio Alexandre de Campos, RA 00076257
Rebeca Loureiro Fernandes, RA 00036725
Rudnei Henrique Pedro da Silva, RA 00072070
Stanley França dos Santos, RA 00076868
Sorocaba/SP
Março 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO Error: Reference source not found3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3
2.1. Conceitos Básicos de Topografia 3
2.2. Nivelamento Geométrico 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS 6
3.1. Materiais 6
3.2. Método 6
4. RESULTADOS 6
5. CONCLUSÃO 7
6. BIBLIOGRAFIA 7
ANEXO A
ANEXO B
1. Introdução
De acordo com a NBR 13133 (ABNT 1994) a definição de Levantamento Topográfico se dá por: Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.
Nesse processo utilizaremos um dos métodos de levantamento topográfico classificado como Nivelamento Geométrico Composto.
2. Revisão Bibliográfica
2.1. Conceitos Básicos de Topografia
O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. No princípio a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita.Desde a existência das primeiras civilizações há registros da realização de demarcações de terra a fim de estabelecer domínios, destacadamente os babilônios, egípcios,