Projeto de monografia novo cpc
AS TUTELAS DE URGÊNCIA E EVIDÊNCIA NO NOVO CPC
Juiz de Fora
2015
Helen de Paula Oliveira
AS TUTELAS DE URGÊNCIA E EVIDÊNCIA NO NOVO CPC
Projeto de Monografia apresentado ao curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior como requisito parcial à apresentação da Monografia de Conclusão de Curso.
Orientador: Prof. Ms. Luis Antônio de Aguiar Bittencourt
Juiz de Fora
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 OBJETIVOS 4
1.1 Geral 4
1.2 Específicos 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 QUESTÃO/PROBLEMA 6
4 HIPÓTESE 7
5 METODOLOGIA 8
6 CRONOGRAMA 9
7 ESQUEMA PROVISÓRIO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa pretende observar e descrever como o Novo Código de Processo Civil vai abordar as Tutelas de Urgência Satisfativa e Cautelar e a Tutela de Evidência.
Buscando dar eficácia ao Provimento Jurisdicional, o Código de Processo Civil de 1973 já trazia a medica Cautelar como meio de garantir o Direito a ser buscado na Ação Principal.
Como requisitos da referida medida, temos o fumus boni iuris e o periculum in mora.
Em 1994 tivemos a inclusão em nosso sistema processual de um novo provimento antecipatório, agora de uma forma mais vanguardista, eis que antecipava o próprio mérito.
Neste sentido inaugurava-se no Brasil a Antecipação de Tutela, possuindo entre os seus requisitos o periculum in mora, a verossimilhança, manifestos atos protelatórios do Réu, prova inequívoca e reversibilidade do provimento.
Duas medidas de eficácia que vieram tendo suas interpretações jurisprudências durante os anos, dentre as mais importantes podemos citar a implantação do Princípio da Fungibilidade e a aceitação das medidas cautelares como procedimentos incidentais.
O Novo CPC não afasta a necessidade dessas medidas, mas as tratam como Tutelas de Urgência