Projeto de LIBRAS
Surdez, linguagem e inclusão escolar
Local - ´´ E.E Castello Branco ``
Autores –
Período de realização – 09/2014
Objetivos: mostrar como anda a inclusão do aluno surdo e o um pouco do conhecimento para trabalharem com alunos surdos numa proposta de educação bilíngüe.
A partir desta língua que o sujeito surdo deverá entrar em contato com a língua de seu grupo social, que será, para ele, sua segunda língua.
O aluno surdo quando é incluso com outros alunos de sala, tem que se adaptar a ele, pois ocorreram mudanças na sala de aula pois o professor tem que estar atento a necessidades desse aluno, para que possa garantir oportunidades de um ensino melhor.
Exigira mais do professor, pois terá que elaborar mais estratégias no seu método de ensino, nessa escola deve ocorrer um processo de transformações e avanços, ampliando um meio de socializar esse aluno a meio escolar.
Desse modo que ocorre quando as crianças ouvintes aprendem a falar, e criança surda exposta à língua de sinais vai adquiri-la e poderá desenvolver-se. A proposta de educação bilíngüe, tem como objetivo educacional tornar presentes duas línguas no contexto escolar, no qual estão inseridos alunos surdos.A educação inclusiva ao aluno surdo é capaz de oferecer condições de aprender, e claro superando antigos paradigmas discriminatórios.
Para isso é claro que é necessário uma formação adequada de professores para que possam trabalhar com o aluno. Feri ficamos também que o aluno é recebido muito bem pelos alunos e que a escola não mudou, com a presença do aluno surdo.
As atividades desenvolvidas ajudam muito na aprendizagem e participação do aluno surdo no processo. E claro que á algumas dificuldades pois algumas escolas não tem um professor interprete fluente para o ensino da criança.
Umas das maneiras para ajudar o aluno na aprendizagem e a literatura com livros com historias adaptadas, livros de criação de surdo, o teatro, um coral sempre é necessário que aja incentivo