Projeto libras
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇAO
CURSO DE LETRAS
Disciplina
LIBRAS
Professora
Maria José
PROJETO DIDÁTICO
TEMA: Inclusão de alunos surdos em salas de aulas convencionais
IDENTIFICAÇAO
Ano: 1ª Etapa - EJA Educação de Jovens e adultos
Turno: noturno
Número de alunos ouvintes nas turmas que possuem alunos surdos: 50
Número de alunos surdos nas turmas observadas: 02
Carga horária: 25 h / 2:30 diárias
Escola: E. M. E. F. Belarmina Fernandes
Acadêmicos: Ângela Márcia, Antonia Cléia, Joelmir Mota da Silva, Leidiane, Maiara Sá, Maria Aldenilde, Maria Josivânia T. de M. Giulliatti.
INTRODUÇÃO Parece indiscutível a precariedade da educação em nosso país. Descrever os aspectos nos quais ela é deficiente é dizer o que pode ser visto com facilidade em basicamente qualquer uma de nossas instituições de ensino público. Essa precariedade, porém, torna-se mais evidente quando trata-se da educação daquele cuja própria natureza se encarregou de impor limitações: o surdo. Apesar de no Art. 3o da constituição federal ler-se:
A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
é possível notar-se o quão distante ainda estamos de contemplar essa realidade.
Apesar dessas dificuldades, e considerando o grande índice de pessoas portadoras de alguma deficiência (mental ou física), e, também, a desigualdade social entre este grupo de indivíduos e os demais grupos sociais, é que nas últimas décadas houve uma preocupação em formular planos educativos que possibilitem a inserção dessa minoria na sociedade, dando-lhe oportunidades iguais as das pessoas consideradas “normais”. Dada a