projeto de leitura
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia 2013.1
Disciplina em Processos de Formação de Leitores e Escritores
Docente Renata Aquino
Discente Jéssica de Luna – Matrícula 201010205111 Caroline Araujo
Projeto de Leitura na Escola – Trabalho Final
Introdução
A rotina da leitura dentro das salas de aula tem sido cada dia mais enfadonha, pelos tópicos abordados pelos professores não acompanharem o interesse e a rotina dos alunos, fazendo com que haja um desinteresse cada vez maior entre eles. Uma vez que os professores criam um ambiente propício para a leitura, com temas mais atrativos e interligados ao dia-a-dia daquelas crianças e adolescentes, o que para esses alunos era somente uma obrigação acaba se tornando um lazer transformador social.
A ideia de trazer a leitura dos contos de fadas adaptadas ao mundo contemporâneo tem sido cada vez mais frequente. Vemos muitos livros e filmes fazendo uma releitura de mundo, e fazendo com que esses leitores refaçam a sua própria leitura de mundo. Sabemos que os hábitos do ser humano tem mudado a cada dia, e é interessante comparar estes a toda a pompa que havia na época dos contos de fadas. Isso cria um choque temporal na mente destes alunos, o que traz em suas mentes a ideia ainda mais forte de que o que se passa nos contos não é nem um pouco parecido com a “vida real”.
Cada conto de fadas geralmente tem uma lição de moral. Lições de moral hoje estão mais próximas com “o que você aprende depois que sofre”, e pra cada aluno existe uma visão. Para as meninas então, a ideia dos príncipes nos cavalos brancos, que salvam dos dragões e vivem felizes para sempre é realmente uma balela. Mas a releitura destes contos podem permitir a estas meninas rever seus conceitos quanto à fragilidade da mulher, e como ela pode fazer (ou poderia) para que as coisas dessem mais certo.
Isto mostra, ainda mais com a quantidade de obras refeitas ultimamente, que o mundo