projeto de leitura
1.1 Vamos brincar de poesia?
1.2 Estagiárias: Lígia França Silva Matos e Linéia Santos de Jesus
1.3 Local de realização: ColégioEstadual General Osório
2. INTRODUÇÃO
A leitura faz parte do dia a dia de todo mundo. Lê-se por fruição, necessidade ou, simplesmente, sem objetivo algum. O certo é que a leitura é feita pelos olhos, pelo coração, pelo olfato, enfim, pelos sentidos. E é só através dos sentidos que se pode ler de forma completa, ou seja, não basta um sentido - a visão - para que a leitura seja realizada de maneira eficiente. Faz-se necessário para isso uma leitura global que envolve conhecimento de mundo e o conhecimento aprendido na escola.
Dentre as diversas leituras, a dos textos poéticos faz parte da vida dos seres humanos, é através da sua poesia que os sentimentos são conduzidos. Tudo que emociona, que mexe com os sentidos é poesia. Por isso ela está no ar, no triste, no alegre, no belo no estranho... em toda parte; e para vê-la basta olhar com os olhos do coração. A poesia é o canal que liga o homem ao seu mundo físico por meio do sensorial. Percebe-se na escola a necessidade de desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos alunos, pois é visto que apresentam dificuldades nessas áreas, e, também, desenvolver sua afetividade. O ambiente escolar precisa apresentar-se propício às relações afetivas, e a poesia é uma forma de promover uma maior aproximação entre os educandos na medida em que trabalha as emoções e aguça a percepção. Mas o trabalho com poesia pode e deve ir além das letras, isto é, além dos poemas tradicionalmente escritos. Visto que a poesia é captada pelos sentidos – a cor, a alegria, o medo, a mulher, a amizade etc. -, deve ser exteriorizada igualmente de maneira multiforme.
Aliar poemas às novas tecnologias é um modo divertido e interessante para os adolescentes, pois estes são nativos do meio digital e dominam com facilidade os novos conhecimentos que o abarcam. Essa experiência é uma