PROJETO DE LEITURA
O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. (PCN, 1996) O Projeto Ler Sempre pretende resgatar contadores de histórias, por entender a importância da leitura em voz alta feita pelos professores da educação infantil e do ensino fundamental I, propondo a criação de um ambiente em uma sala já existente na unidade de ensino na E.E. Profª Flávia Sousa Pereira.
Necessitando apenas de algumas adequações de iluminação, pintura das paredes, mobiliário, livros e fantasias, para que favoreça a interação dos professores ora como contadores de histórias, ora como ouvintes dos mais variados gêneros literários.
Com o projeto espera-se que o educador desenvolva o hábito e o prazer pela leitura e que esta prática facilite o seu planejamento e em sua rotina insira contatos constantes para a apreciação da hora da história nas aulas sendo referência ou modelo de leitor para seus alunos para conhecerem diversos autores e histórias. Convivendo num ambiente letrado e de valorização a leitura os educandos serão beneficiados pelo projeto Ler Sempre. Aumentando seu repertório linguístico desde a educação infantil, favorecendo o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental e o desenvolvimento para a cidadania plena. Para o corpo docente o projeto promove parcerias interdisciplinares, formação continuada para a mudança no hábito de ler, aproximação para desenvolvimento de trabalhos coletivo posteriores, incluindo parcerias de intercambio com outras escolas