Projeto de intervenção
Apresentação:
O Projeto priorizará o conhecimento e entendimento do autismo para a família propiciando ações de orientação favorecendo melhorias.
O projeto atuará através de reuniões sócio educativas, valorizando temas definidos pelo grupo, com a finalidade de informar, trabalhar a prevenção e enriquecer os laços entre os participantes.
O projeto terá atividades (oficina de artes), com o intuito de capacitar e principalmente minimizar o impacto entre as mães. Representam uma ferramenta de integração e busca a interatividade e socialização.
O projeto contará com profissionais da área de Serviço Social e Psicologia para desenvolvimento das atividades sócio assistenciais.
O projeto será desenvolvido na sede da APAE- Pinheiral, em sala própria designada para reuniões com a família. A abrangência do projeto é atingir as famílias das pessoas com autismo matriculados na APAE. As famílias são residentes em diversos bairros da cidade de Pinheiral, sendo alguns de bairros de Volta Redonda que são próximos de Pinheiral.
Justificativa:
A família diante do autismo passa por um processo semelhante ao distúrbio do filho, que aos poucos começa a “funcionar” igual. A mãe, o pai e os demais familiares passam a sofrer o distúrbio sem que percebam, de forma que, com o tempo começam a agir ter atitudes e comportamentos iguais ao autista. Como por exemplo, ter os mesmos hábitos alimentares, assistir sempre no mesmo canal de televisão, caminhar de um lado ao outro continuamente sem perceber, gerando um estresse e um descontrole organizacional na família.
É um fenômeno ligado ao nível de ansiedade de que deve ser tratado para que o próprio autista não personifique mais o distúrbio e tenha condições de sair do mundo autista para cada vez mais ser participante do mundo social.
A família necessita receber o amparo técnico necessário para discernir que o filho é autista e não ela.
Na APAE os procedimentos normais nas áreas de serviço social e psicologia