Psicologia
Visando melhor compreender o conceito de Personalidade para área da administração, elabora-se esse trabalho, ultilizando diferentes consepções de autores como Kaplan e Sadok(1993), Ferreira(1999), Karsaklian, (2000),Aguiar (2005).
Para Kaplan e Sadok(1993, p.556) personalidade é a “totalidade relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana , sob condições normais”. Ferreira (1999) acrescenta que personalidade é a interligação dos sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais que determinam o modo como o indivíduo se adapta ao cotidiano em que vive.
Visualizando de outro ângulo Karsaklian,(2000,p. 34) afirma que “personalidade é a referência a um atributo ou característica da pessoa que causa alguma impressão nos outros”.
Concordando e complementando as citações acima, Aguiar (2005, p.291) define personalidade como “um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanente e organizado de forma própria”.
A partir dessas definições podemos dizer que personalidade é o conjunto de traços ou características exteriores e interiores particulares de uma pessoa, essas características definem como o individuo vai se comportar e se adaptar a vida em sociedade e também como a sociedade vai enxergar o mesmo.
Tais definições auxiliam o administrador a coordenar as pessoas e obter sucesso, como relata Bergamini (2005, p.9) “uma grande responsável pela eficácia em liderança é a habilidade de lidar com pessoas e para tanto é necessário ser capaz de detectar a diferença individual entre elas”. Ainda de acordo com Bergamini(2005) o administrador deve orientar o comportamento de individuo, quando o mesmo apresenta dificuldade de trabalho em grupo dentro da empresa. A adaptação dos indivíduos a novas tecnologias e