Projeto de intervenção a cerca da educação brasileira
DISCIPLINA: TRABALHO E SOCIABILIDADE
RESUMO
ANTÔNIO J. BATISTA
Campo Maior (PI), agosto de 2010.
APRESENTAÇÃO
A educação é o passaporte da humanidade para o deleite do conhecimento. É através dela que surgiram e ainda vão surgir muito mais médicos, advogados, cientistas, professores e tantas outras profissões que só vem contribuir para um mundo cheio de tecnologia que não para de mudar a cada instante. E para estarmos no páreo do mercado de trabalho ou só mesmo atualizados com os assuntos e descobertas que condizem com a nossa profissão, mas no final das contas estamos dando continuidade àquela educação desde os primeiros passos no maternal. O que podemos concluir sobre esse pensamento é que independente da geração, da classe social, do rumo que se quer seguir, independente das histórias de vida, tudo gira em torno da educação, e a educação brasileira assim como cada um de nós tem a sua história desde que o Brasil apareceu no mapa (se é que podemos dizer dessa forma).
Sendo assim, esse projeto de intervenção proporciona um diagnóstico das características da educação brasileira tendo como campo de pesquisa da mesma observações que a abranjam de uma forma geral, assim pois, sem especificar uma instituição qualquer, mas sim observando dados e fatos ocorridos durante o decorrer da trajetória da educação brasileira.
JUSTIFICATIVA
Foram muitos os passos dados pela educação brasileira e a sociedade como um todo vem dia após dia assistindo o rumo que a mesma vem tomando, e ao mesmo tempo contracenando com ela, principalmente no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem. Em alguns momentos da história ela foi digna de aplausos e em outros infelizmente, não podemos dizer o mesmo. Com a educação, o homem pode se instrumentalizar culturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais, quanto espirituais. A educação é o cerne do