linux 3.0
Derivaldo Machado da Silva Elzileni Maria Prestes Viana derimachado@yahoo.com.br taudrileni2010@hotmail.com
Wellington A. dos S. Fonseca Anderson W. J. Barbosa wasf.ifpa@yahoo.com.br andersontuc@hotmail.com
Resumo
Compreendendo que o uso do laboratório de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Gonçalo Vieira” deve ser um espaço de extensão da sala de aula, observa-se que o mesmo está sendo subutilizados pelos professores da referida escola. Pois apesar do mesmo ser climatizado e está equipado com um número considerado de máquinas do tipo, Duo core, 2 GIGAS de memórias,160 de HD, monitor LCD, Sistema Linux 3.0, Marca Positivo, todas em perfeito estado de conservação. Mesmo assim é possível observar que sua utilização é apenas para o uso de filmes utilizando o Datashow e outras atividades que não condiz com a sua real utilidade. O artigo se posiciona de forma teórica/pratica ao referido ao Laboratório de Informática. E busca implementar um curso de capacitação na informática básica e sistema Linux 3.0, aos professores EMEF “Gonçalo Vieira”.
Palavras Chaves: Laboratório de Informática. Linux 3.0. Softwares.
1 Introdução O acesso às chamadas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC’s está diretamente relacionado no mundo atual, aos direitos básicos à informação e a liberdade de opinião e expressão.
A necessidade de inserção das pessoas neste mundo digital, chamado de Inclusão Digital, fez com que muitos governantes investissem em tecnologia de forma considerável nas escolas. Esses investimentos aconteceram, mas ainda não é o ideal, pois os espaços tecnológicos chamados de Laboratórios de Informática construídos nas