PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO-CCSE
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO/ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
JOICILÉIA OLIVEIRA DE SOUZA
PROJETO DE INTERVENÇAO PEDAGÓGICA
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO PENSAMENTO RELACIONADO À FALTA DE DIALOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.
SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, NOV/
2014
JOICILÉIA OLIVEIRA DE SOUZA
PROJETO DE INTERVENÇAO PEDAGÓGICA
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO PENSAMENTO, RELACIONADO À FALTA DE DIALOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.
Projeto de intervenção pedagógica apresentado como requisito para a avaliação parcial da disciplina Prática de ensino e estagio supervisionado I, ministrada pelo professor Everaldo de Deus, ao curso de Filosofia plena em Filosofia, pela universidade Estadual do Pará.
SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, NOV/
2014
TEMA
Filosofia no Ensino Médio: O desafio da construção da autonomia do pensamento, relacionado à falta de dialogo entre professor e aluno.
PROBLEMATIZAÇÃO
O Ensino de Filosofia no Ensino Médio é um tema que constantemente vem sendo discutido. A disciplina Filosofia é a disciplina que possibilita ao aluno a construção de um pesar crítico e autônomo voltado para as diversas áreas do conhecimento humano. Nesse sentido pode-se dizer que a Filosofia proporciona um estilo próprio de pensar, um sentido critico inovador, tal como foi em seu surgimento no século VI, a.C. possibilitando uma explicação racional sobre as coisas que ocorriam no universo passando de uma consciência mítica, onde tudo era explicado através da mitologia, para um pensar puramente racional onde tudo tivesse uma explicação lógica de tudo o que ocorria no cosmo.
Partindo desse pressuposto o Ensino de Filosofia nas series de nível médio é de grande valia para a construção de um pensamento autônomo. Sendo que essa construção se dá mediante instruções básicas e aplicadas ao dia a