Projeto de Intervenção Entraves na Execução do Projeto Político Pedagógico na Escola
Eliane Carvalho Vidal Dias
Resumo
Este artigo descreve um Projeto de Intervenção utilizado como requisito parcial para obtenção de nota para a Disciplina Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Oeste do Pará.
1. INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa em questão tem o tema: “Entraves na Execução do Projeto Politico Pedagógico na Escola “X” “ e tem como objetivo analisar de que forma está se dando a participação e o envolvimento de todos os segmentos da escola na execução do projeto político-pedagógico, conhecendo o papel de cada segmento, partindo do que está previsto e a importância de cada um nesse processo, passando pelas decisões financeiras, pedagógicas, curriculares, administrativas e de gestão.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O projeto político-pedagógico é a princípio um documento escrito em que os responsáveis por sua construção apresentam uma proposta de trabalho. Um espaço no qual se “disseminam” ideias, com o intuito de fazê-las gerar, proliferar, criando novas situações para se levar adiante os esforços no sentido de confrontar o que temos com o que queremos e precisamos construir. No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Nessa perspectiva Veiga (1995:35) afirma que “é ao construirmos os projetos de nossas escolas que planejamos o que temos a intenção de fazer, de realizar”.
O projeto político-pedagógico apresenta um diagnóstico da escola, ressaltando seus principais problemas e os objetivos que se quer alcançar no sentido de diminuir ou eliminar os problemas apresentados no diagnóstico. É antever um futuro diferente do presente. Nas palavras de Veiga (1998):
“O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição