DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
ADRIANA SANTOS MOREIRA GONÇALVES
COTIA
2014
Matrícula: 596273 Nome: Adriana Santos Moreira Gonçalves
E-mail: adrianasmg2@gmail.com Curso: Psicopedagogia
Tutora: Benedita D. P. da R. Camargo Cidade: Cotia Polo: ITC- Cotia SP
AVALIAÇÃO FORMATIVA 1
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
O termo “Dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje, na maioria das vezes é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou por “bagunça” das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.
Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.
Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado “normal”.
Mas os pais têm que ter cuidado para não confundir o desenvolvimento normal com a dificuldade de aprender, pois “toda criança tem um processos diferente de desenvolvimento”, umas aprendem a andar mais cedo, outras falam mais cedo e isso é absolutamente normal, não existe um padrão de desenvolvimento. Portanto é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral da criança, e o pediatra torna-se um grande aliado dos pais.
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incomodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva a frustração.
Neste caso “valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto estima”.
Mostrar para a criança o quanto ela é boa em tarefas na qual ela tem