projeto de gti
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas visando a agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente a oferta e a demanda de vagas e a vida escolardo aluno.
Posteriormente, as TICs começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às ativideades de sala de aula, mas sim como uma atividade adicional e, com certa frequência, como projeto extraclasse desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados da coordenação e facilitação no laboratório de informática.
Tais atividades levaram à compreensão de que o uso das TICs na escola, principalmente com o acesso à internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada, permite estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais, favorece a criação de comunidade colaborativas que privilegiam a comunicação e permite eliminar os muros que separam a instituição da sociedade. A articulação da escola com outros espaços produtos do conhecimento poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior e redimensionar seu espaço, criando possibilidade de torná-lo aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experências com as pessoas que atuam no interior da escola ou com outros agentes externos e produzem conhecimento.
Não se pode esperar que as TICs funcionem como cataalizadores dessa mudança, uma vez que não basta o rápido acesso a nformações atualizadas continuamente nem a simples adoção de novos métodos e estratégias de ensino ou gestão.
" Temos que esquercer o futuro para poder ter o futuro", ou seja, não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande desafios a ser superado.
TICs e a