Projeto de física harvard - análise
O Project Physics Course, conhecido também como projeto Harvard (Universidade na qual parte projeto foi desenvolvido), teve início na década de 60. Diversos fatores influenciaram os americanos para a elaboração de projetos de ensino de ciências na época. O mundo estava em meio a Guerra Fria, onde os Russos estavam em vantagem na corrida espacial, após o lançamento do Sputinik. Além disso, havia a falta de profissionais atuantes na área de ciências e o desintresse dos jovens em seguir carreira científica. Perante a tais fatos, os Estados Unidos decidiu atrair os olhares dos jovens americanos para a ciência, com o intuito de desenvolver novas tecnologias. Para cumprir tais objetivos, os americanos investiram em projetos de Ensino. Um dos projetos foi o Physical Science Study Committee (PSSC), que tinha o objetivo de atrair os jovens para Física, já que no modelo de Ensino Médio Americano (High School) os alunos poderiam optar por quais disciplinas cursar. Como o PSSC não teve exatamente os resultados esperados, devido ao excesso de formalismo matemático e caráter científico, surge então o Project Physics Course como uma alternativa, que trouxe um novo formato na tentativa de despertar o interesse nos alunos pela ciência. Com o auxílio do Departamento de Educação dos Estados Unidos e da Fundação Nacional de Ciências, Geraldo Holton, James Rutherford e Fletcher Watson da Universidade de Harvard, conseguiram o apoio de colaboradores de todas as partes do Estados Unidos para desenvolver o ensino de Física. O Project Physics Course foi desenvolvido em três etapas:
Primeira etapa: De 1962 a 1964 os três autores trabalharam juntos com suporte financeiro da Carnegie Corporation de Nova Iorque.
Segunda etapa:A partir dos bons resultados obtidos nas preliminares do projeto foi desenvolvida a segunda fase do mesmo. Tal processo teve seqüência com o apoio da U.S. Office of Education e a National Science Foundation que