Projeto de ensino
Bloco de Conteúdo: Língua Portuguesa, Geografia e Filosofia
Conteúdo: Gêneros Textuais - Carta e Propaganda
Introdução
Relacionar filmes com o quotidiano é uma atividade importante a ser realizada dentro de uma sala de aula. Isso porque além de variar a apresentação do conteúdo, o filme dá a dimensão exata de como é realidade e os alunos podem identificar aspectos comuns que ali estão retratados e relacioná - los com a própria vida.
A utilização do Filme Central do Brasil além de abrir caminhos para uma série de discussões como a migração, o analfabetismo, a exploração humana, também permite que sejam trabalhados os gêneros textuais carta e propaganda que são muito abordados no filme, além de favores um trabalho multidisciplinar e contextualizado envolvendo disciplinar que muitas vezes são desenvolvidas de forma isolada.
O trabalho com os gêneros carta e propaganda aprimora a escrita e a interpretação do aluno, favorece o exercício de uma comunicação diferenciada da qual estão habituados despertando a criatividade e o desenvolvimento da oralidade.
Objetivo: Conhecer diferentes formas de comunicação através do gênero textual carta e do gênero oral propaganda.
Ano: 7º ano do ensino fundamental
Tempo estimado: 10 aulas
Material necessário: TV, DVD, figuras, cartolina, cola, tesoura, envelopes.
Atividade 1 : Assistir o filme
Atividade 2 : Debate e Produção de Texto a respeito do filme
Logo após assistir o filme a professora encabeçará uma discussão a respeito das situações apresentadas no filme onde todos poderão expressar suas opiniões a respeito das impressões que tiveram a respeito do filme.
Logo após deverão escrever suas considerações na forma de um relatório sobre o filme, informando também os dados técnicos a respeito do mesmo.
Atividade 3 :
Situação Problema
Dora, personagem de Fernanda Montenegro, é uma professora aposentada que para complementar a sua renda mensal escreve cartas para