Revestimento e acabamento
1-INTRODUÇÃO
Revestimento e acabamento são os trabalhos vulgarmente chamados de» limpos «em oposição aos» toscos «. Os acabamentos constituem uma das fases mais importantes da construção, não só porque é com os acabamentos que se estabelece contacto entre o utente e a obra, mas também porque os acabamentos são, afinal, um complemento dos elementos de construção que lhes melhora a qualidade e características, que disfarça pequenas imperfeições e confere aspectos agradável e confortável.
1.1-Revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de protecção e de acabamento sobre superfícies horizontais e verticais de uma edificação ou obra de engenharia, tais como: alvenarias e estruturas. Nas edificações, consideraram-se três tipos de revestimentos:
Revestimento de paredes.
Revestimento de tectos.
Revestimento de pavimentos.
Mas estes tipos de revestimento englobam-se em duas variantes: 2-Revestimento Argamassados e não argamassados
2.1-Revestimentos argamassados
Os revestimentos argamassados são os procedimentos tradicionais da aplicação de argamassas sobre as alvenarias e estruturas com o objectivo de regularizar e uniformizar as superfícies, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamentos dos painéis e quando se trata de revestimentos externos, actuam como camada de protecção contra a infiltração de águas de chuvas. O procedimento tradicional e técnico é constituído da execução de no mínimo de três camadas sobrepostas, contínuas e uniformes:
• Chapisco
• Emboço
• Reboco.
2.1.1-Chapisco
Chapisco é argamassa básica de cimento e areia grossa, na proporção de 1:3 ou 1:4, bastante fluida, que aplicada sobre as superfícies, além de criar um substrato de aderência para a fixação de outro elemento. 2.1.2-Emboço
O emboço é a argamassa de regularização que deve determinar a uniformização da superfície corrigindo as irregularidades, prumos,