PROJETO DE ENSINO Conhecendo O G Nero Cr Nica
Conhecendo o Gênero Crônica
Tailândia-PA
2014
PROJETO DE ENSINO
O FUTEBOL NO ATAQUE, A CRÔNICA NA DEFESA
Autores:
Joellia Lima de Sousa
Joellialima.s@gmail.com
Marcone Lima de Sousa marconesousa123@gmail.com PÚBLICO ALVO
O trabalho a seguir foi elaborado no intuito de atender turmas dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da escola de ensino médio São Francisco de Assis, localizada na Avenida Florianópolis S/N, bairro Novo, Tailândia-PA. O período de aplicação do projeto é do dia 16 ao dia 20 de março de 2015, sendo que neste período serão dois encontros de 3 horas cada.
INTRODUÇÃO
Mesmo sendo originada dos folhetins franceses do século XIX (MOISÉS, 1982, p. 245), a crônica brasileira acabou ganhando características próprias. No início eram apenas textos fictícios que apareciam nos rodapés dos jornais. Esses textos seguiam uma sequência de capítulos e isso permitia que os leitores pudessem acompanhar as histórias no decorrer dos dias. A esses folhetins foi dado o nome de folhetim romance. Contudo, foi a partir do folhetim variedades que nasceu a crônica como conhecemos hoje. O folhetim variedades tratava de assuntos corriqueiros e eram tratados de forma crítica. O tempo foi passando e a crônica foi adquirindo marcas mais literárias deixando para trás o sentido de documentários dos folhetins franceses. Antônio Cândido considera a crônica um gênero genuinamente brasileiro “pela naturalidade com que se aclimatou aqui e a originalidade com que aqui se desenvolveu”. Ainda segundo Antônio Candido, foi em 1930 que a crônica se definiu e se consolidou no Brasil como gênero bem nosso.
A palavra crônica está associada à palavra Cronos e tem sentido cronológico de acontecimentos históricos. É derivada do latim chronica, que no início da era cristã tinha o significado de relato de fatos em ordem cronológica. Muitos foram os escritores brasileiros que escreveram crônicas entre os quais podemos