Projeto de desenvolvimento sustent
Gestão de Negócios - FGV
Projeto de Desenvolvimento Sustentável
O projeto tem principal foco na área de desenvolvimento sustentável.
As futuras gerações estão comprometidas em função da fragilidade da camada de ozônio, da poluição das águas, da impermeabilização do solo com produtos que não são biodegradáveis como plásticos, alumínio, asfalto, vidro além da destruição de florestas nativas.
A missão do projeto é a de viabilizar um produto ecologicamente correto que beneficiará a sociedade e o meio ambiente, ajudando a garantir o futuro das próximas gerações.
A visão do projeto é a obtenção de lucro com um produto parceiro da natureza.
O projeto será desenvolvido através de uma empresa de pequeno porte de papéis especiais voltada para o mercado de embalagens flexíveis.
O objetivo é o de substituir o plástico, alumínio, compostos de plástico, resina e alumínio por um papel feito a base de 100% de celulose pura tratada em ácido sulfúrico que possibilita a transformação do papel em um produto totalmente resistente e impermeável à gordura e água, que atualmente inexiste no mercado brasileiro.
A função do produto sustentável é a mesma do plástico, alumínio e derivados, porém com a diferença de ser 100% reciclado e principalmente biodegradável. Utiliza-se matéria-prima renovável, não emitindo gás carbônico na atmosfera para a sua produção. O ácido sulfúrico trabalha em um circuito fechado, onde é re-utilizado continuamente no processo sendo que uma pequena parcela é neutralizada, tratada e devolvida ao solo.
Este produto substituirá embalagens de manteiga, margarina, gordura hidrogenada, queijos, tampas de maionese, de margarina, sachês de temperos e condimentos oleosos (catchup e mostarda), pacotes de pipoca de microondas sem a necessidade de embalagem plástica externa, embalagens plásticas e de alumínio de molhos prontos bem como selos de segurança de produtos gordurosos e oleosos.