Descontaminação, limpeza e desinfecção de artigos
DEFINIÇÃO
DESCONTAMINAÇÃO – remoção de microrganismos patogênicos na forma vegetativa de objetos e superfícies contaminados com matéria orgânica fazendo com que os mesmos fiquem seguros para serem manuseados durante o processo de limpeza manual . O processo pode ser químico (soluções germicidas) ou físico (lavadoras automáticas).
LIMPEZA: remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada)
DESINFECÇÃO – processo que elimina formas vegetativas de microrganismos patogênicos de objetos inanimados. Pode ser feita através de processos químicos
(soluções germicidas) ou físicos (fervura e máquinas lavadoras – desinfetadoras).
Um bom conhecimento e compreensão dos passos do processo de desinfecção de alto nível (DAN)/esterilização são essenciais, visto que assegura que os instrumentos usados não contenham agentes infecciosos. Qualquer falta de cumprimento deste processo pode levar à contaminação dos instrumentos esterilizados e prejuízo à paciente. O processo para reutilizar os instrumentos começa com descontaminação e prossegue com a limpeza, esterilização/DAN, armazenamento e manipulação. Um programa de garantia de qualidade ajuda a assegurar que os instrumentos sejam processados de modo adequado para que possam ser reutilizados.
Há três passos básicos para a reutilização dos instrumentos usados em procedimentos clínicos e cirúrgicos: descontaminação, limpeza e esterilização/DAN.
DESCONTAMINAÇÃO
Procedimento utilizado em artigos contaminados com matéria orgânica(sangue, pús, secreções corpóreas)para a destruição de microrganismos patogênicos na forma vegetativa (não esporulada), antes de iniciar o processo de limpeza, a fim de proteger as pessoas que irão proceder a limpeza dos artigos.
Após utilização dos instrumentais, a