Biossegurança
É necessária a esterilização por meios físicos (autoclave), ou físico-químicos (óxido de etileno).
São eles: Instrumental cirúrgico, pinças, tesouras, cabos de bisturi, pontas de eletrocautério, fios guias, videolaparoscópios, material para implante cirúrgico como próteses, placas parafusos.
ARTIGOS SEMICRÍTICOS: São aqueles que entram em contato com membrana, mucosa íntegra ou pele não íntegra, requerem desinfecção de nível intermediário ou de alto nível ou esterilização.
A esterilização destes artigos não é obrigatória, porém desejável, pois eles podem se tornar críticos durante os procedimentos.
Requerem desinfecção de alto nível
Destrói todas as Bactérias na forma vegetativa, Microbactérias, fungos,
Vírus e parte dos Esporos. Os artigos devem se esterilizados.
(Endoscópios e fibras óticas)
Requerem desinfecção de nível intermediário
Destrói bactérias para formas vegetativas, inclusive contra o bacilo de tuberculose, não destrói esporos.
São eles: Macronebulizadores, Máscara de Ambú, nebulizadores, Cânula de Guedel, inaladores, extensores plásticos, umidificadores de oxigênio, válvula de Ambú com componentes metálicos, lâmina de laringoscopia, mamadeira e bico de mamadeira.
ARTIGOS NÃO CRÍTICOS São aqueles que entram em contato apenas com a pele íntegra, ou não entram em contato com os pacientes e apresentam baixo risco de transmissão de infecção, pois a pele do paciente é barreira efetiva a microorganismos. Entretanto, podem servir de disseminação de microorganismos colonizantes entre os pacientes. Requerem limpeza com água e detergente neutro ou enzimático complementada com desinfecção de baixo e médio nível.
Requerem desinfecção de médio e baixo nível
São eles: Termômetro, Estetoscópio, Esfignomanômetro coberto com plástico ou brim, Cabo