Enfermagem
■ Infecção hospitalar: Qualquer infecção adquirida e que se manifeste durante internação, ou mesmo após a alta, cujo foco esteja relacionado aos procedimentos realizados durante a hospitalização. ■ Infecção cruzada: Infecção que passa de um paciente para outro.
Fonte de infecção relacionada a artigos hospitalares
■ São denominados artigos hospitalares todos os materiais utilizados na assistência ao paciente. Podem ser descartáveis ou permanentes, esterilizáveis ou não. ■ Os artigos hospitalares são classificados em três categorias de acordo com o grau de risco de provocar infecção nos pacientes. ■ Artigos críticos: material com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque são introduzidos diretamente no tecido normalmente estéril. Entram em contado direto com sangue e secreções. Os que não forem descartáveis devem sofrer processo de esterilização. Ex: Agulhas, instrumentais cirúrgicos, cateteres intravasculares e dispositivos a ele conectados como equipos .
■ Artigos semi críticos: São aqueles que entram em contado com mucosa íntegra e pele não íntegra. Pode se tornar crítico se entrar em contado com sangue e ou secreções. Devem sofrer desinfecção de alto nível ou se possível esterilização. Ex: Equipamentos de intubação e endoscopia.
■ Artigos não críticos: Entram em contato somente com pele íntegra, e geralmente oferecem baixo risco de infecção. Devem sofrer