Projeto de defesa de filme - À Margem do Corpo
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
CINEMA E AUDIOVISUAL
ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO 2
PROFESSOR LAÉCIO RICARDO DE AQUINO RODRIGUES
ALUNO FERNANDO BATISTA VIEIRA
PROJETO DE DEFESA DE FILME:
À MARGEM DO CORPO
SINOPSE
Deuseli aos 19 anos foi brutalmente estuprada e engravida. Meses depois do nascimento da criança é protagonista de outro crime, só que agora como assassina da filha de 11 meses que foi impossibilitada de abortar. Morre meses depois de causa desconhecida e sua história é contada por advogados e outros que a conheceram pessoalmente.
TEMA
A relação entre o fato “Violência sexual contra a mulher” e a falta de amparo do Estado que resulta em tragédias maiores.
LONGLINE
Por múltiplas entrevistas com advogados, agentes de segurança, vizinhos, religiosos, psicólogos e analistas de varas familiares, fora apresentação de documentações oficiais a vida de uma mulher é retratada quanto ao fatal desenrolar dos acontecimentos resultados de outra tragédia, um estupro.
APRESENTAÇÃO
“À Margem do Corpo” é um documentário de curta metragem, que se propõe a fazer uma crítica a comportamentos e políticas adotadas no Brasil que fazem por não apresentar apoio dos direitos humanos básicos frente à violência sexual e como tudo acaba por recair unicamente a vítima. Mostrando a história de Deuseli, 19 anos, violentada brutalmente, e os traumas que resultam em fatalidades, uma após a outra. Através do depoimento de todos aqueles que tiveram participação, mesmo que pequena, na vida da vítima, todos atos de violência ocorridos, estupro, assassinato do bebê e da morte de causa desconhecida de Deuseli.