Projeto de Construção rural
Análise de Solos
Horizontes solares do terreno – Conteúdo Slides; 3, 4 e 5 Solo é um corpo de material consolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo. Durante essa parte da apresentação, serão abordados também os perfis (horizontes) dos solos existentes no terreno da fazenda. Os quais são: Horizonte [O] - Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura. Esse é o húmus, possui coloração preta e é rico em minerais, isso o caracteriza como solo fértil. O morro do projeto é constituído de 50% desse horizonte do solo. O volume de massa desse solo é 11.552 m3, considerando 1450 kg/m³ do solo, temos o peso total de 16750,4t. Horizonte [A] - Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros. Parte onde será construída a casa. Área = 225m2 . Volume = 337,5 m3. Pms (Peso médio do solo) = V. Pms/m3 (peso médio do solo por metro cúbico) = 489,37t. Horizonte [E] - Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas. Chamado também de horizonte [B]. Solo que constituí 50% do morro, localizado na base do morro, 7 m acima do nível do chão.
Pms = 14656,6t
Horizonte [C] - Camada mineral pouco ou parcialmente alterada. Região do solo bastante utilizada e propícia para alicerces de edificações altas e ou pesadas. Solo rico em minerais primários. Essa característica define o aspecto da água do rio da propriedade estudada, quanto mais próximo à rocha mãe a água do passar maior