Projeto de brinquedoteca
INTRODUÇÃO
A infância é compreendida pelo período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo primeiro ano de vida de uma pessoa. É uma fase de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade[->0]. É o momento onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo mudanças no comportamento[->1] e na aquisição das bases de sua personalidade[->2].
Do nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com quem elas aprendem, principalmente por imitação. A principal atividade das crianças são as brincadeiras, as quais são responsáveis por estimular o desenvolvimento do intelecto[->3] infantil. As brincadeiras são assim, propiciadoras de um bom desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, além facilitar a socialização, coordenação motora e diversos outros aspectos importantes ao desenvolvimento pleno da criança. O movimento, a curiosidade e o lúdico são instrumentos fundamentais no desenvolvimento e a integração do conhecimento com as relações podem ser melhor permeadas nas brincadeiras desenvolvidas na infância.
JUSTIFICATIVA
O brinquedo, assim torna-se, uma oportunidade de desenvolvimento, pois brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e autonomia, proporciona também o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção. Brincar, portanto, é um jeito de aprender, um ensaio para a realidade. O brincar proporciona a criança um vasto número de possibilidades e as experiências lúdicas de uma criança sofisticam as representações do mundo em que esta vive. As adaptações, os acertos e os erros da criança podem ser construídos e re-construídos através da interação com o brinquedo, assim o ato de brincar pode contribuir para a formação de sujeitos autônomos.