Projeto comunitário
1. APRESENTAÇÃO
Na busca de uma Instituição e um tema dentro desta a ser investigado, foi apresentado ao grupo por um de seus componentes a Vila São Cotollengo em Trindade-Go, a qual ela vinha fazendo constantes visitas, a colega em questão utilizou-se de um discurso contagiante com o qual convenceu o grupo a escolher a Vila como campo da pesquisa. A Vila São Cottolengo era um abrigo que se especializou como Hospital de assistência integral e humanizada a pacientes com deficiências múltiplas em leitos de longa permanência. Atualmente, segundo dados do site da instituição são 365 pacientes com esse perfil. Na Instituição, esses pacientes recebem todos os cuidados básicos de alimentação, higiene e vestuário, assistência médica e de enfermagem 24h e atendimento terapêutico multiprofissional, entre eles psicólogos.
2. TEMA
Por conseguinte identificamos ser importante levantar como á temática deste projeto, O psicólogo na intervenção com o paciente deficiente múltiplo institucionalizado. Onde estabelecemos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: Como é feita a intervenção psicoterápica com pacientes deficientes físicos institucionalizados?
3. JUSTIFICATIVA
Escolhemos o tema em questão devido ao ineditismo do assunto proposto, pelo levantamento bibliográfico que foi realizado percebeu-se que há pouca literatura pertinente a este tema, daí sua importância. Além disso, muitas questões são levantadas acerca de atitudes dos psicólogos frente ao trabalho com paciente deficiente múltiplo institucionalizado, há uma necessidade de se entender como é a dinâmica psicólogo-paciente deficiente institucionalizado, na busca de um esclarecimento para os próprios psicólogos e também aos pacientes na busca de um melhor desempenho profissional para os primeiros e uma melhor qualidade de vida para os últimos.
4. OBJETIVOS
Compreender a intervenção psicoterápica com pacientes deficiente múltiplo institucionalizado, pois o atendimento