Projeto comunitário
[pic]
GuGuDáDá 24
Trabalho Elaborado Por:
Ana Cristina Pinheiro
Cátia Neves
Elsa Valente
Sabrina Camelo
Sónia Martins
... os primeiros passos trilhados são o caminho do futuro!
(Equipa do Projecto)
Índice
Introdução .4
Animação Como Formação Cultural .5
Modalidades de Animação Sócio Cultural .5 Modalidade Social .6 Modalidade Educativa .6
Caracterização do Meio/Território .7 Festas e Romarias .7 Um pouco de História .8 População Alvo .8
Caracterização do Diagnóstico .9
Objectivos Geral .9 Objectivos Específicos .10
Descrição das Salas .11
Cronograma .13
Conclusão .14
Bibliografia .15
Anexos
Introdução
O ser humano desenvolve-se e aprende em interacção com o mundo que o rodeia. A criança quando inicia a educação pré-escolar, já sabe muitas coisas sobre o ”mundo”, conhece algumas referências que o seu meio ambiente lhe proporciona, já construiu algumas ideias sobre as relações com os outros e sobre as relações do Homem com os objectos.
A curiosidade natural das crianças, o seu desejo de saber, a manifestação de tentativa de compreender e dar sentido ao mundo, que é próprio do ser humano, é fomentada e alargada na educação pré-escolar.
Importa que o Animador proponha situações problemáticas e permita que as crianças encontrem as suas próprias soluções, que as debatam com outras crianças num pequeno grupo, ou mesmo com todo grupo, apoiando a explicitação do porquê da resposta e estando atento a que todas as crianças tenham oportunidade de participar no processo de reflexão.
No presente Projecto Comunitário, pretendemos criar uma valência que dê resposta às necessidades da população do Concelho de Águeda, referente a um horário