Projeto comunitário ed. fisica
RESUMO
O projeto Esporte Solidário tem como justificativa a grande carência de lazer encontrada em todo o nosso país. Este projeto, sem dúvida, vem contemplar a comunidade do bairro Floresta e bairros próximos, no município de Cascavel – Paraná. O projeto tem como objetivo atender 1200 crianças, na faixa etária de 07 a 14 anos, no núcleo do “JARDIM FLORESTA”. Tirando da rua crianças e adolescentes que ficavam ociosas nas ruas ou em casa, sozinhas . Estão envolvidas instituições municipais – SEMEL e governo Federal. Trabalham no projeto diretamente com a clientela: a coordenadora Liamara Schwarz, monitores , professor de português e zeladora. Sendo todas as 4ª e 6ªfeiras, no período contrário ao da escola. As atividades realizadas: esportes e recreação, reforço escolar, reforço alimentar, educação para a saúde e artes. Com este trabalho, possibilitaremos à comunidade condições de superar os problemas enfrentados com este mundo tão globalizado e pouco solidário. O lazer possui o poder de sedução e através dele melhora o comportamento, proporciona novas amizades e aumenta o conhecimento, tendo chance de ser um cidadão melhor.
INTRODUÇÃO
A criança e o adolescente em situação de risco só podem ser entendidos na dinâmica de sua existência, em permanente processo de criação e recriação de idéias, normas, atitudes, manifestações, expressões, valores, enfim, produzindo cultura. Desta forma, compreendendo a prática como critério que qualifica a produção de conhecimento, pretendo relatar a experiência do projeto ESPORTE SOLIDÁRIO no bairro Floresta de Cascavel – Paraná.
Aproximando-me da problemática inerente à complexa realidade das crianças e adolescentes em situação de risco no Brasil, procuro aprofundar estudos sobre o lazer e a educação popular, interrogando ações desenvolvidas com e para este grupo. Apresentar subsídios que busquem orientar a construção desta proposta de intervenção no campo do lazer com