Projeto básico x projeto executivo: acréscimos ou supressões para elaboração de orçamentos no âmbito de obras publicas.
PROJETO BÁSICO X PROJETO EXECUTIVO: ACRÉSCIMOS OU SUPRESSÕES PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS NO ÂMBITO DE OBRAS PUBLICAS.
Jocelino Resende Pereira da Silva
Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia civil.
Orientador: Prof. Dr. Artemária Coelho de Andrade
TERESINA
2010
A meus pais, pela minha formação.
Agradecimentos
É muito difícil relacionar as pessoas que contribuíam para a elaboração deste trabalho, porém existem algumas que não posso esquecer.
Portanto agradeço em primeiro lugar a Deus, pela oportunidade que estou tendo.
Ao meu orientador, Professor Doutor Artemária Coelho de Andrade, pelos ensinamentos e orientações.
A minha família, pela paciência em suportar todas as dificuldades nesse período.
Aos meus colegas da universidade, de trabalho e amigos, pelos momentos de contribuição.
Resumo
A necessidade de aditivos para complementação dos custos de uma obra pública é uma realidade em vários órgãos da administração pública. Diversas causas podem ser associadas a esse fato como projetos básicos mal elaborados, inexistência de projetos complementares, solicitações de mudanças no decorrer da obra, dentre outros. As modificações que porventura ocorram, para mais ou para menos, afeta o equilíbrio das contas públicas e metas de governo. Como forma de diminuir e esclarecer as causas relacionadas à variabilidade entre custos/preço real e estimado e a incidência de tal variabilidade, faz-se um comparativo de diversas teorias já consagradas, em diversos órgãos, por meio de uma revisão bibliográfica do tema pesquisando a forma de elaboração dos projetos em órgãos públicos, apresentando-se os resultados através da comparação destes com a Lei 8.666/93 que ilustra o distanciamento existente entre as metodologias.
Palavra-chave: Orçamento;