projeto brinquedos
COORDENAÇÃO: MARIA DO SOCORRO DANTAS, MARIA DAS GRAÇAS ARAUJO.
PROJETO RESGATANDO VALORES, COMPARTILHANDO CONHECIMENTO.
TEMA: CULTIVANDO AS BRINCADEIRAS ANTIGAS INFANTIS
SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE-PB, 2014.
INTRODUÇÃO
Hoje, na escola ou mesmo no ambiente familiar a maioria da população infantil desconhecem as letras das cantigas de roda e as brincadeiras foram substituídas por jogos eletrônicos, computadores e televisores.
Com o avanço tecnológico á criança é levada ao mundo virtual esquecendo-se de viver o mundo real, passa horas em frente ao computador jogando videogame ou trocando mensagens com os amigos. Elas nem percebem que estão deixando de lado a melhor fase de sua vida que é o brincar. Infelizmente muitos pais não dão importância a esse momento tão importante da infância, pois acreditam que os brinquedos modernos e os equipamentos eletrônicos são os melhores presentes que podem dar a seus filhos.
A realidade é que essas crianças estão cada vez mais sedentárias e as atividades lúdicas como: correr, pular, escorregar, subir e descer em árvores é coisa do passado.
Portanto, esse projeto intitulado “Projeto Resgatando Brincadeiras Antigas” tem a finalidade de resgatar as brincadeiras de roda entre outras que são de suma importância para o bom desenvolvimento físico, psicológico e intelectual da criança.
Este projeto envolverá um conjunto de fatores indispensáveis para uma melhor qualidade de vida desses alunos e seus familiares, sendo assim são necessárias mudanças de hábitos, vivenciarem novos valores, novas amizades, respeito com o próximo, solidariedade entre outros.
JUSTIFICATIVA
Com o intuito de demonstrar aos alunos de como as crianças antigamente brincavam, de como era no tempo dos seus pais e avós, quando a tecnologia ainda não existia como existe nos dias de hoje, escolhemos o tema “brincadeiras antigas”, este que trará inúmeras formas de brincadeiras saudáveis