Projeto Brinquedos
Resgatando brinquedos e brincadeiras antigas
JUSTIFICATIVA
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além das brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinhas de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, pular corda, pé-de-lata, dentre várias outras, eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis. Mas hoje não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras. Com o avanço da modernidade, a tecnologia e também a violência restringiram-se as brincadeiras fazendo com que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão. Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens. Ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes.Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim a cada dia mais no sedentarismo, e além disso não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
A proposta deste projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigas, que já não são usados pelas crianças de hoje, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por eles, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL